Janeiro Branco destaca a importância do cuidados com a Saúde Mental em tempos de pandemia

por Câmara Municipal da Campanha publicado 29/01/2021 13h55, última modificação 29/01/2021 14h12
Com o lema ‘Todo Cuidado Conta’, a campanha do Janeiro Branco de 2021 destaca a conscientização das pessoas sobre os cuidados com saúde mental em tempos de pandemia.
A campanha se torna ainda mais importante quando se expõe os dados sobre saúde mental no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país é o segundo nas Américas com maior número de pessoas depressivas, com cerca de 5,8% da população. O percentual fica atrás apenas dos Estados Unidos, com 5,9%.
Cuide-se! Todo cuidado conta!
Sobre o Janeiro Branco:
A ideia de criar o “Janeiro Branco”, dedicando o primeiro mês do ano à divulgação da importância da saúde mental, surgiu em Minas Gerais seis anos atrás. Os criadores da campanha são psicólogos de Uberlândia que tiveram como inspiração o “Outubro Rosa”.
A Constituição Federal e a Lei nº 8.080/1990 (Lei Orgânica da Saúde) asseguram o direito de todos à saúde mental. Pessoas com transtornos mentais têm direito a proteção específica, prevista na Lei nº 10.216/2001 (Lei da Reforma Psiquiátrica).
O Brasil conta, há dois anos, com um serviço telefônico gratuito de apoio emocional. É o Centro de Valorização da Vida (CVV), que pode ser acionado em qualquer horário pelo número 188, com garantia de sigilo.