Homenagem: Rua Rubens Pimentel

por Câmara Municipal da Campanha publicado 19/05/2021 15h08, última modificação 19/05/2021 15h08

Na 16° Sessão Ordinária de 2021, realizada no dia 18 de maio de forma remota em função da pandemia da Covid-19, a Câmara Municipal da Campanha aprovou o Projeto de Lei n° 27/2021, de autoria do Vereador Paulo Henrique Furtado (PSDB), que deu a denominação “Rubens Pimentel” à Avenida n°2 do loteamento Vila Verde II.

Rubens Oliveira Pimentel, filho de Maria Luiza de Oliveira e Horácio Pimentel, nasceu no ano de 1933 na cidade de Alegre (ES). Órfão de pai aos dois anos de idade, sua mãe teve que entregar três dos quatro filhos aos padrinhos, pois não tinha como tratar. Quando a Sra. Maria Luiza adquiriu certa estabilidade, recolheu seus filhos de volta, porém, sofreram aspereza da fome e falta de um teto descente.

Em sua juventude trabalhava no que precisasse para prover o seu sustento. Com 28 anos casou-se com Neusa Vilela Pimentel com quem teve três filhos, Rita de Cássia de Oliveira Pimentel, Rodolfo Antônio de Oliveira Pimentel e Regina Maria de Oliveira Pimentel. Fez concurso para o Banco do Brasil em 1961 e passou em primeiro lugar, um grande feito para alguém que fez o supletivo para conquistar o diploma necessário ao concurso.

Após aposentar-se, firmou moradia na Campanha e, encantado com a filosofia espírita, 1988 fundou o Centro de Estudos Espíritas Paulo de Tarso, onde proporcionava auxílio às famílias carentes.

No ano de 1993, convidado pelo então Prefeito José Arnaldo Villamarim, ocupou o cargo de chefe do Setor de Assistência Social. Na função foi o idealizador na implantação do COMBEM, onde eram desenvolvidas diversas atividades profissionais e que anos mais tarde veio a se tornar o CEMEPRO.

Rubens Pimentel foi um homem que não deixou se abater pelas dificuldades da vida, venceu e dedicou sua passagem a fazer o bem ao próximo.

Faleceu no mês de janeiro do ano 2000, deixando um legado de caridade e fé.