Homenagem: Gilson de Carvalho, Cidadão Brasileiro

por Câmara Municipal da Campanha publicado 22/04/2021 00h00, última modificação 28/04/2021 14h56

Na 11° Sessão Ordinária de 2021, realizada de forma remota em função da pandemia da Covid-19, a Câmara Municipal da Campanha aprovou o Projeto de Lei n° 14/2021, de autoria do Vereador Guilherme de Souza Serrano “Janta” (Republicanos), que da a denominação “Gilson Marques de Carvalho” à rua projetada n° 9 no loteamento Padre Vitor.

Nascido no ano de 1946 em Aracaju (SE), o campanhense de coração Gilson de Cássia Marques de Carvalho foi um dos maiores nomes na saúde pública no Brasil. Formado na Escola Federal de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, o “Doutor SUS”, como era chamado, fez seu doutoramento em Saúde Pública na Universidade de São Paulo (USP), e, logo após, especializou-se em Pediatria e Administração Hospitalar.

Ao longo de sua carreira, Dr. Gilson foi uma das principais referências sobre o financiamento da saúde pública no Brasil, sendo um dos idealizadores do Sistema único de Saúde (SUS).  Durante o período em que exerceu a função de Secretário Nacional de Assistência à Saúde no Ministério da Saúde, trabalhou assiduamente para que todo cidadão brasileiro pudesse contar com um serviço de saúde digno, democrático e gratuito.

Dentre as principais bandeiras defendidas pelo médico, estavam a participação popular na formulação de políticas públicas de saúde, como o fortalecimento dos conselhos e conferências municipais e estaduais, e o apoio aos Municípios na área de vigilância epidemiológica.

Dr. Gilson Marques de Carvalho faleceu no dia três de julho de 2014, em São José dos Campos (SP), vítima de uma miocardiopatia hipertrófica, doença que afeta o músculo do coração, deixando os filhos André, Beatriz, Cristina, Daniel e Francisco, a neta Letícia e o neto Vitor. Sua companheira de vida, caminhada e luta, a Sra. Emília, faleceu dois anos antes, em 2012.

O nome deste ilustre campanhense está marcado nas páginas indeléveis da democracia e da luta por um Brasil melhor. Cabe a todos, sem exceção, lembrar do Dr. Gilson de Carvalho, Cidadão Brasileiro – forma como costumava assinar seus artigos e suas cartas – sempre que for necessário recorrer a um serviço de saúde pública.

O “Dr. SUS” deixa uma história de incansáveis batalhas pelo bem comum e de uma vida pautada na coragem, na disposição em mudar a realidade, muitas vezes injusta e desigual, e na defesa do SUS.

A Câmara Municipal da Campanha, representada por seus 11 vereadores, sente-se honrada em prestar esta homenagem a quem tanto fez pela bem e pela saúde de todos nós.