#CâmaraMulher - Maria Martins

por Câmara Municipal da Campanha publicado 21/10/2021 14h55, última modificação 21/10/2021 14h55

Tratada como a “Escultora dos Trópicos e do Surrealismo”, Maria Martins nasceu na Campanha no ano de 1894 e foi uma artista importante do modernismo internacional. Começou sua carreira tardiamente, mas sua presença no cenário artístico foi marcante principalmente nos anos 1940 e 1950, quando viveu entre os EUA e a França e manteve colaboração com figuras como André Breton, Marcel Duchamp e Piet Mondrian. Para o crítico e historiador da arte Michel Seuphor, Maria Martins foi “a grande escultora do surrealismo”. Seu trabalho, que inclui temática indígena brasileira, foi descrito como “poesia tropical”.

Suas obras compõe o acervo de arte moderna dos mais importantes museus do mundo, como o Museu de Arte da Filadélfia, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMa), Museu de Arte Moderna Do Rio de Janeiro (MAM) , Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Paço das Artes da USP e no Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (MALBA).

Faleceu no ano de 1973 aos 78 anos de idade. Maria Martins fez história, rompeu barreiras e realizou feitos que eram impensáveis para uma mulher no século XX.