Câmara aprova indicações e moção; Projetos são apresentados
A reunião ordinária da Câmara Municipal da Campanha, realizada nesta segunda-feira (25), contou com a análise de diversas proposições de interesse da comunidade.
Proposições aprovadas
Entre as matérias votadas, destaque para a Indicação nº 196, de autoria do Vereador Rafael Cascavel, que sugere a instalação de iluminação em todos os parquinhos da cidade, medida voltada à segurança e ao lazer das famílias.
Também foram aprovadas:
-
Indicação nº 197, do vereador Gabriel Rezende, que propõe a realização de uma programação especial para o Natal;
-
Indicação nº 198, do vice-presidente Pedrinho do Alvorada, sugerindo o rebaixamento dos redutores de velocidade da Avenida 2 de Outubro;
-
Indicação nº 199, do vereador Guilherme Pittigliani, propondo parceria com o Hemoninas para campanhas de doação de sangue;
-
Indicação nº 200, do vereador Klebinho, que sugere estudo para criação de um estacionamento no terreno ao lado da Escola Dom Othon Motta;
-
Indicação nº 201, também de autoria do vereador Klebinho, que pede a reforma da pista de skate.
A sessão aprovou ainda a Moção nº 11, apresentada pelo vice-presidente Pedrinho do Alvorada, que parabeniza os advogados Dr. André Ribeiro e Dr. Daniel Rodrigues pela atuação exemplar na defesa e recurso que liberaram a obra da Praça Dom Ferrão.
Projetos em tramitação
Durante a reunião também foram lidos dois projetos de lei de autoria do presidente Gilson Prock e do vereador Gabriel Rezende, que tratam da denominação de ruas no Condomínio Recanto do Valle, no Bairro Guanabara.
-
O Projeto de Lei nº 2/2025 propõe que a Rua Projetada A receba o nome de Rua João Nani, em homenagem ao cidadão cuja vida foi marcada pela fé, trabalho e dedicação à comunidade campanhense. João Nani nasceu em 1920, foi ferreiro, serralheiro e fundador da tradicional Oficina São José. Atuou como vereador por dois mandatos, foi ativo na Igreja Católica e sócio-fundador do Lions Club. Recebeu o título de Cidadão Honorário Campanhense em 1982 e faleceu em 2012, aos 91 anos.
-
Já o Projeto de Lei nº 3/2025 sugere que a Rua Projetada B passe a se chamar Rua José Cândido Ferreira, em reconhecimento a mais de quatro décadas dedicadas ao serviço público, sempre com honestidade, disciplina e zelo. Nascido em 1938, José Cândido faleceu em 2009, deixando como legado valores de respeito, responsabilidade e fé.
Também foi lido o Projeto de Resolução nº 8, que altera a Resolução nº 740/2022, ampliando os objetivos da Escola do Legislativo Dom Othon Motta. A proposta insere no texto original a possibilidade de execução de atividades voltadas à saúde, à educação e a parcerias com entidades, associações e órgãos públicos para promoção de ações educacionais, culturais, turísticas, históricas, literárias e científicas.